PESSOAS QUE ACESSARAM O BLOG:


sábado, 6 de agosto de 2011

O perigoso projeto de inchar a tropa da PM do Rio


O coronel José Vicente da Silva Filho, da reserva da PM, é hoje um dos maiores especialistas em segurança pública do país. Discreto, ele costuma ser ouvido por nove entre dez jornalistas do setor. Ele enviou artigo para o blog, no qual questiona a necessidade real de a PM do Rio ampliar seu efetivo às pressas, de oho nas Olimpíadas. Ele não tem dúvida de que isso não vai acabar bem e explica po rque.

OS NOVOS EFETIVOS DA PM DO RIO – A CAMINHO DO DESASTRE

Por José Vicente da Silva Filho*

Ao saber que os chineses empregaram 70 mil policiais para suas Olimpíadas o governador Sérgio Cabral determinou que a PM chegasse ao teto de 60.484 integrantes, através da lei 5.467 de 08 de junho de 2009 que ele sancionou. Somados aos efetivos de aproximadamente 10 mil da Polícia Civil, o Rio passaria a ter os 70 mil policiais “olímpicos” até 2016. Essa falsa saída costuma ser recorrente na história das polícias: o detentor do cargo político ordena que policiais sejam contratados em grande quantidade em curto espaço de tempo para atender uma demanda política por mais segurança. Na polícia das sociedades modernas, cada vez mais complexas e exigentes, não há mais espaço para policiais de baixa qualidade, o que
acaba ocorrendo sempre que há pressa na contratação e formação desses profissionais. Em seu primeiro mandato o governador Cid Gomes do Ceará também cometeu esse grave erro político-estratégico, ao determinar a redução do período de formação dos soldados da PM de seis para três meses, com funestas conseqüências para seu já equivocado plano de segurança denominado “Patrulha dos Bairros” com viaturas de luxo (Toyota Hilux) e grande quantidade de PMs desfilando pela capital e arredores.

Existem alguns problemas na equação dos novos efetivos da PM carioca, hoje com cerca de 40 mil policiais. Primeiro, como formar bem 20 mil novos policiais, além de outros cinco mil que terão se aposentado nesse curtíssimo tempo de cinco anos? Não há condições para vencer esse desafio, sem comprometer seriamente o quadro de recursos policiais com integrantes de baixa qualidade. Prudentemente a PM paulista passou a formar seus policiais de base – soldados policiais – em dois anos numa academia com certificação ISO 9001.

Há um coeficiente que tem se mostrado o limite da prudência em recrutamento e preparação de policiais: 5% do efetivo total é aproximadamente o limite que uma estrutura policial consegue preparar por ano com a qualidade básica necessária. No caso do Rio de Janeiro essa referência seria de dois mil ou, chegando ao limite da imprudência, três mil novos policiais ao ano, consolidando-se o efetivo total em pelo menos oito ou nove anos (2019 ou 2020).

Com um policial para cada 228 habitantes, o Rio de Janeiro passaria a ter um dos maiores contingentes policiais do planeta (São Paulo tem um para cada 303; Inglaterra e Estados Unidos aproximadamente um para cada 400 habitantes). A longa experiência de São Paulo na expansão de seus efetivos até alcançar os 100 mil integrantes atuais oferece parâmetros de análise que merecem ser considerados: supondo a demanda da PM carioca de 25 mil novos integrantes: seria necessário pelo menos o recrutamento de 200 mil candidatos com o perfil básico adequado (idade, altura, 2º grau completo, isenção de problemas com a lei etc); pelo menos 40 mil teriam que ser submetidos a exames médicos e psicológicos e uns
30 mil pesquisados em investigação social (juntos a familiares, vizinhos, empregos e escolas, bancos de dados criminais etc). A formação desse enorme contingente implicaria em apertar em cinco anos cerca de 6,5 milhões de horas de aula e o dispêndio de 10 milhões de projéteis para treinamento de tiro. O Estado do Rio de Janeiro teria condições de fazer tudo isso com a qualidade mínima requerida? Não há a menor dúvida: nenhuma polícia teria essa condição.

Pela experiência paulista toda vez que esse teto foi rompido (no caso formando mais que os 5% do efetivo total) houve comprometimento de qualidade, com policiais dando todo tipo de trabalho de maus serviços a problemas éticos e criminais graves. Isso ocorrerá na PM do Rio, não como possibilidade, mas com certeza absoluta. Não se podem formar policiais em granjas como está sendo planejado, inclusive com formação já sabidamente precaríssima em unidades operacionais de policiamento, inclusive do interior. Um psiquiatra norte-americano ao estudar o fenômeno da socialização organizacional do novo policial concluiu que a intensidade e profundidade da formação é fundamental para gerar padrões de comprometimento ético e
social necessários à essa dificílima função pública.

Outro problema. Na formulação do plano de efetivos da nova lei a PM meteu os pés pelas mãos, estabelecendo privilégios no acesso profissional e fazendo uma vigorosa volta ao passado mais retrógrado criando cargos de oficiais especialistas numa profusão sem igual no mundo em organizações policiais ou militares.

Para dar suporte ao novo dimensionamento de efetivos (praticamente 50% maior que o atual) foram previstos 77 novos coronéis (são 60 em São Paulo, para aproximadamente 100 mil PM´s), 286 tenentes coronéis (243 em São Paulo), 736 majores (429 em São Paulo). Para capitães (1.048) e tenentes (2.194) os recursos são ligeiramente menores que São Paulo (1.264 e 2.409, respectivamente). Esses quadros de recursos deveriam ser preenchidos proporcionalmente até o preenchimento final dos efetivos em 2016 ou quando fosse possível (provavelmente 2019). Mas esses quadros já foram preenchidos antecipadamente, sugando- se recursos preciosos da hierarquia inferior, justamente aquela que mais lida como o efetivo operacional. O verdadeiro festival de promoções chegou ao exagero inconseqüente, com a incrível promoção além da previsão de vagas: em março havia 103 coronéis para as 77 vagas existentes (existindo, portanto, 26 coronéis sem ter o que fazer) e 296 tenentes coronéis para as 286 vagas previstas, excedentes que utilizaram expedientes sujeitos a enquadramentos em improbidade administrativa (não se podem criar postos sem a devida previsão de vagas).

Curioso também o fato de estarem fixadas 8.506 vagas para graduados (subtenentes, 1º, 2º e 3º sargentos), mas existirem quase 12 mil graduados (em março de 2011 eram 11.357). A PM carioca tem o péssimo sistema de promover automaticamente o soldado a sargento, sem fazer concurso e seleção dos mais aptos para esse importantíssimo cargo de supervisão do policiamento. Ou seja, sem quadros de supervisão qualificados (sargentos e tenentes), com número excessivo de policiais em alta hierarquia prematuramente distanciados do comando operacional o gigantesco efetivo terá precário controle, criando condições para desvios funcionais já potencializados pela má formação. O custo institucional será altíssimo e em curto espaço de tempo.

Mas o lado mais retrógrado (porque era comum nas polícias militares nos períodos anteriores aos governos militares) foi a criação de um larga variedade de especialistas, todos oficiais de carreira, quando poderiam ser contratados civis, com menor comprometimento salarial e de estabilidade funcional:

Vejamos a relação de oficiais a serem concursados (já ingressam como tenentes, e, em muitos casos, podendo chegar a coronel):

1. Médicos: 850, sendo 6 coronéis

2. Dentistas: 312 (2 coronéis)

3. Enfermeiros: 220

4. Psicólogos: 100

5. Fisioterapeutas: 50

6. Nutricionistas 50

7. Farmacêuticos: 40

8. Assistentes sociais: 30

9. Veterinários: 25

10. Capelães: 20

11. Fonoaudiólogos: 16

12. Músicos: 11

13. Especialistas em rádio0comunicação: 7

14. Pedagogos: 16

15. Auxiliares administrativos: 584

Observações:

a. Primeira pergunta a fazer: se os 40 mil PM´s atualmente têm um dos piores salários do Brasil (pouco mais de mil reais, metade do que ganha um PM paulista ou um quinto do que recebe o policial do DF), como remunerar adequadamente 60 mil?

b. Por que tantos especialistas a serem concursados, se seria mais barato contratar no mercado de trabalho, com as facilidades de troca em caso de trabalho insatisfatório e com impacto muito menor na previdência estadual?

c. Por que 850 médicos, com um médico para cada 71 PM´s se a OMS prevê um para cada 1.000 habitantes? HÁ UM ABSURDO EMBUTIDO NESSE CONCURSO: OS ESPECIALISTAS DA ÁREA DE SAÚDE DA PM TRABALHAM 4 HORAS POR DIA, quando deveriam trabalhar as 8 horas como todos os demais servidores. Apenas servidores especialistas contratados podem trabalhar 4 horas se forem pagos para isso; como oficiais de salário integral devem trabalhar integralmente. UM ESCÂNDALO.

d. O que justificaria o tamanho dessa alta hierarquia médica: 6 coronéis, 40 tenentes coronéis 128 majores médicos? Será que um coronel médico teria disposição para cuidar da unha encravada de um soldado? NA PM DE SÃO PAULO EXISTE UM ÚNICO CORONEL PARA TODO O QUADRO DE SAÚDE, função destinada a administrar toda a Diretoria de Saúde da PM.

e. O que justifica a contratação de 40 farmacêuticos, o mesmo contingente existente no gigantesco complexo industrial da Johnsonn & Johnsonn? Em São Paulo, por herança do passado são aproximadamente 20.

E 20 capelães, o que justificaria, se o estado é laico e se os contingentes da PM não costumam ter missões em outros países, onde os policiais não teriam como freqüentar as paróquias locais? Não é suficiente ter igrejas perto de qualquer residência policial? A PM em São Paulo tem 3 capelães.

g. E por que não se contratam civis para a administração, como fazem as secretarias de estado ou os ministérios e empresas públicas?

h. Sem cálculos precisos podemos estimar o salário médio desses 2.331 oficiais especialistas em torno de 4 mil reais. Em valores básicos acarretaria um impacto mínimo de 120 milhões na folha de pagamentos da PM. Ocorre que o impacto total do custo desses especialistas é da ordem de 2,5 vezes seu salário (contando inclusive com o impacto futuro das aposentadorias e pensões, gastos com afastamentos,
treinamento, fardamento, suporte administrativo, assistências médicas e sociais etc), algo em torno de 250 MILHÕES AO ANO. Tudo isso sem relevante impacto na melhoria da capacidade operacional dos efetivos verdadeiramente policiais.

i. A PM do Rio de Janeiro estaria bem servida com 50 mil integrantes melhor remunerados, principalmente se excluída a contratação absurda desses especialistas.

f. PREVISÃO DO LEGADO PÓS-OLÍMPIADA
Logo após os Jogos Olímpicos a segurança do Rio de Janeiro acentuará a crise que começará ser desenhada por volta de 2013 com os novos efetivos mal formados e mal supervisionados, engrossando milícias e aproveitando-se da cultura existente de corrupção e achaque. Com os oficiais se espremendo em busca da alta hierarquia onde ficam distantes da atividade operacional a tropa se sentirá abandonada
e os custos irão às alturas com a paquidérmica estrutura de especialistas que comprometerão definitivamente as possibilidades de retribuição salarial condigna aos policiais militares. Definitivamente a PM e o governo do Rio de Janeiro estão dando tiros nos pés com essa balofa estrutura policial criada entre tantas insanidades.

Ainda dá tempo de algumas correções:

a. não efetuar os concursos dos especialistas,

b. limitar o aumento de efetivos em 50 mil,

c. colocar os coronéis para comandar batalhões operacionais, majores para comandar companhias de policiamento (com capitães para auxiliar a coordenação administrativa e operacional),

d. Reintroduzir a exigência de seleção para formar sargentos, introduzir exigências de cursos para as promoções a 2º e a 1º sargentos e a subtenente e. Permitir a promoção exclusivamente pelo critério de existência de vagas, como ocorre em praticamente todas as demais polícias (atualmente o tenente é promovido automaticamente a capitão no máximo em 5 anos e 8 meses, mesmo sem existência de vagas para a função; o soldado é promovido automaticamente a sargento)

* Coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, ex-secretário nacional de segurança pública, mestre
em psicologia social pela USP, ex-consultor do Banco Mundial, foi chefe do serviço de seleção da PMESP

45 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Coronel. Seria melhor dar melhores condições de trabalho e salário aos policias militares do que contratar e formar muitíssimo mal novos policiais. Com certeza não dará certo e todo esse desastre será sentido em breve.

Anônimo disse...

Primeiro o Governo do Estado do Rio de Janeiro precisa pagar bem os Policiais Militares, para depois, sim, pensar em contratar mais. Não podemos investir em quantidade e ignorar a QUALIDADE! A PMERJ não pode, também, promover automaticamente o soldado a sargento, sem fazer concurso e seleção dos mais aptos para esse importantíssimo cargo de supervisão do policiamento. É preciso reintroduzir a exigência de seleção para formar sargentos!

Anônimo disse...

O Judiciário paga supersalários e a PMERJ paga SOLDOS INFERIORES AO SALÁRIO MÍNIMO vigente (R$ 545,00)!

Dá para entender?

Como deveriam ser os salários brutos da PMERJ e do CBMERJ:

coronel - R$ 26.723,13
tenente-coronel - R$ 24.117,62
major - R$ 21.952,30
capitão - R$ 18.784,65
primeiro-tenente - R$ 15.490,58
segundo-tenente - R$ 13.368,68
subtenente - R$ 12.990,74
primeiro-sargento - R$ 11.746,85
segundo-sargento - R$ 10.492,39
terceiro-sargento - R$ 9.317,32
cabo - R$ 8.240,26
soldado - R$ 7.495,37

Anônimo disse...

SOLDOS INFERIORES AO SALÁRIO MÍNIMO = ILEGALIDADE

Estado desvaloriza, discrimina, sucateia e paga pouco pela vida e pelo esforço dos bombeiros e policiais militares
.

A Constituição, dita "Cidadã" não tem valor para o judiciário, nem para o MP e nem para o Congresso, pois estas instituições da república violam o artigo 37 que determina que as remunerações salariais do Judiciário e do Legislativo não podem ser superiores às pagas pelo Executivo.

Anônimo disse...

A INSEGURANÇA é resultado de uma sociedade que aceita conviver com uma constituição esdrúxula, insegurança jurídica, leis benevolentes, descaso das comunidades organizadas, mazelas do judiciário, fracionamento da atividade policial, inércia dos parlamentares, negligências do Executivo e desarmonia nos Poderes de Estado, fatores que enfraquecem as leis e desmoralizam os instrumentos de coação, justiça e cidadania no exercício da preservação da paz social, da vida e do patrimônio no Brasil.

O SERVIÇO POLICIAL MILITAR É UM ESFORÇO QUE ENVOLVE RISCO DE VIDA, MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, ATUAÇÃO NO SUBMUNDO DO CRIME, CONFRONTOS CONTRA ARMAS DE GUERRA, PODER FINANCEIRO, INTERESSES PARTIDÁRIOS, DESCONFIANÇA NO ESTADO E SUCATEAMENTO DA ATIVIDADE.

A segurança pública é um conjunto de ações e processos administrativos (Executivo), jurídicos (Legislativo) e judiciais (Judiciário). Cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Depende da harmonia entre os poderes, das ligações entre os instrumentos de coação, justiça e cidadania e do comprometimento dos agentes públicos. O objetivo é a Paz Social (ordem pública) a ser preservada.

Anônimo disse...

"A IMPUNIDADE é uma licença do Estado que o bandido usa para continuar matando, roubando, violentando, depredando, pichando, corrompendo, fraudando, recebendo propinas, saqueando cofres públicos, desviando recursos do povo, prevaricando..." (Jorge Bengochea)


"O abominável conluio entre a bandidagem e os poderes republicanos consagra a soltura indiscriminada de criminosos, resultando para a sociedade do bem a instituição da prisão domiciliar e a própria pena de morte, configurada nos inúmeros homicídios praticados, sob o nefasto descontrole dos inoperantes poderes constitucionais." (Elói Rodrigues)

Anônimo disse...

NÃO ESTÃO FORMANDO POLICIAIS MILITARES, E SIM "LIXO HUMANO".

Soldados 87/88.000 só chegam atrasados, querem as melhores escalas, não sabem ou tem medo de abordar suspeitos, só querem dormir no serviço, e têm um só pensamento, procurar um lugar para se esconder.

COMIGO, NA VIATURA, NÃO TRABALHAM DE JEITO NENHUM!

Anônimo disse...

"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana" (Louis Pasteur)

"A PM do Rio tem que acabar!" (Coronel Nascimento)

A UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS é a solução para os problemas de Insegurança Pública. Precisamos do CICLO COMPLETO DE POLÍCIA!

CICLO COMPLETO DE POLÍCIA COMO PROPOSTA PARA MELHORAR A SEGURANÇA
PÚBLICA

A principal vantagem da adoção do ciclo completo de polícia é o respeito pelas instituições e por seus integrantes.

Anônimo disse...

Ministério Público investiga altos gastos com manutenção dos carros da Polícia Militar do Rio de Janeiro no Governo Sérgio Cabral.

Sérgio Cabral paga R$ 60 mil reais por um Gol 1.6 da PMERJ, e não é para comprar, e sim alugar.

Na Bahia muitos executivos da Júlio Simões foram parar na cadeia, motivo, locação superfaturada de carros da PMBA.

E aqui no Rio de Janeiro, por que nada acontece?

Vamos aguardar as investigações do MP?

O Ministério Público está investigando uma suspeita de superfaturamento nos gastos de manutenção dos carros da Polícia Militar do Rio. O Governo do Estado aluga de empresas particulares os veículos da corporação.

No contrato de locação dos carros foi estabelecido que o governo pagaria mensalmente R$ 2.689 para manutenção de um veículo modelo Gol 1.6. Em um contrato de 30 meses, isso significa que o carro custaria R$ 80.670. Segundo um levantamento da Rede Record o mesmo veículo, 0 km, custa aproximadamente R$ 30 mil.

O consultor técnico Mauro Camanho, de uma das concessionárias que faz a manutenção do carros novos da PM, admite que o valor do contrato é elevado, principalmente porque é fixo, independente do que for necessário fazer no veículo. Ele disse que ainda não atendeu um carro que gastasse isso com manutenção periódica.

Anônimo disse...

Mesmo com tudo incluído, está caro demais para um GOL, lembrando que se for constatada a culpa do PM num eventual acidente, o mesmo pagará a conta!

Anônimo disse...

SOCIEDADE HIPÓCRITA - DESVALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

"No Brasil, eleição é negócio e o voto é a mercadoria mais valiosa." (Coronel Nascimento - tropa2)

Pagar ao MILITAR ESTADUAL (PM/BM) um SOLDO INFERIOR ao SALÁRIO MÍNIMO vigente é uma VERGONHA!!

"Se ordenares teus comandados eles te obedecerão, se tratá-los como irmãos eles irão à guerra contigo, porém se tratá-los como filhos, eles morrerão por ti." (Sun Tzu)

OS SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS (SEGURANÇA, EDUCAÇÃO E SAÚDE) SÃO OS MAIS DESVALORIZADOS!

Personagens fictícios que influenciam muita gente

ATÉ QUANDO SEREMOS ESPECTADORES DOS ATORES (POLÍTICOS) QUE REPRESENTAM UM PERSONAGEM FICTÍCIO PARA SEREM ELEITOS E REELEITOS?

Sérgio Cabral Filho é um Psicopata Dissimulado, pois tende a conspirar, mentir, a ter um enfoque astuto para com a vida social, a ser calculista, insincero e falso, exibindo um engenhoso sistema de negações. As dificuldades interpessoais são racionalizadas e a culpa é sempre projetada sobre terceiros. A contundente falsidade é a característica principal deste político, que exibe um comportamento caracterizado por um forte disfarce de amizade e sociabilidade. Ele age com premeditação e falsidade em todas as suas relações, fazendo tudo o que é necessário para obter exatamente o que quer dos outros. É frio, calculista e falso, demonstrando mais ainda um estilo fortemente manipulador, sempre predisposto a depreciar imediatamente a qualquer um que represente alguma ameaça à sua hegemonia.

SE O POLICIAL MILITAR DO RIO DE JANEIRO NÃO GANHA BEM, É SINAL DE QUE A SEGURANÇA PÚBLICA NÃO É IMPORTANTE PARA O GOVERNADOR DO ESTADO.

POLÍTICOS FALAM SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA NAS CAMPANHAS ELEITORAIS SOMENTE PARA CONQUISTAR VOTOS (DEPOIS ESQUECEM...)!

Anônimo disse...

Depois do recesso, não há como o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), deixar de colocar na pauta temas que não tem lá a simpatia do governo federal, mas é o legislativo quem tem a responsabilidade e deles deve dar conta. Um deles é a PEC 300, que estabelece um piso salarial para policiais militares do país.

É uma pena que uma profissão tão digna e essencial para a população seja tratada com tanto descaso por nossos governantes. Já passou do tempo do governo valorizar os policiais e bombeiros, afinal a população precisa muito deles. Eles precisam ter um salário digno, que, segundo o DIEESE, não pode ser inferior a R$ 2.297,51, conforme determina o inciso IV do artigo 7º da Constituição Federal. Se a função é igual em todo lugar, por que não ganhar igual?

FORA CABRAL!

Anônimo disse...

Saiba porque você não tem segurança

"UMA POLÍCIA BOA E BARATA, NÃO EXISTE!" (uma frase dita por Monique Vidal, Delegada do RJ)

É preciso INVESTIR NO POLICIAL MILITAR, com um BOM SALÁRIO, uma ESCALA DE SERVIÇO DIGNA, uma BOA INSTRUÇÃO ETC.

O Policial Militar é o operador do direito mais importante. Ele é quem faz a triagem do fato e leva ao conhecimento de outras autoridades.

Para termos uma boa segurança, devemos primeiramente valorizar o Policial Militar, profissional de segurança pública.

Policiais Militares deveriam ser tratados como HERÓIS.

R$ 3.500,00 mensais é o MÍNIMO!

Anônimo disse...

A Polícia Militar está selecionando os melhores dentre os piores para formá-los como Soldados de Polícia, um servidor público que precisa ser muito bem formado, treinado continuamente e valorizado dignamente, em conformidade com a importância, a natureza e os riscos decorrentes da sua atividade.

A população quer um super PM e merece ter esse ótimo profissional para servi-la e protegê-la, considerando a gigantesca carga tributária que paga como patrocinadora desse estado que não oferece a contrapartida em serviços públicos de qualidade.

Infelizmente, o que a população encontra nas ruas está muito distante dos seus anseios, pois o governo estadual paga salários miseráveis para os Soldados de Polícia, o que faz com que a maioria dos atraídos no recrutamento (concurso) seja composta pelos que não encontraram outro emprego ou os pelos que estão apenas atrás da estabilidade do serviço público. Um grupo pequeno é composto pelos que realmente querem seguir na carreira policial militar e têm se preparado nessa direção, apesar dos salários famélicos.

No governo Sérgio Cabral (PMDB) tais verdades cresceram geometricamente, considerando que os salários continuam miseráveis, os piores do país e que Cabral resolveu incorporar milhares de PMs.

Para atender Cabral, o Coronel Mário Sérgio, segundo comandante geral do período de intervenção, abriu as portas da Polícia Militar, facilitando extremamente as provas para acesso ao Curso de Formação de Soldados, trazendo um contingente ainda menos preparado que no passado. O último concurso da PMERJ teve um número percentual de aprovados nunca antes visto na história da corporação. Quem não passou para a Polícia Militar dificilmente passará em qualquer outro concurso público, essa é a verdade.

Obviamente, transformar esse contingente nos Soldados de Polícia que a população quer e merece é uma tarefa extremamente difícil, mas não impossível, desde que o nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças tivessem um curso de formação que permitisse ao longo do ensino-aprendizagem, treinar os que possuem as reais capacidades, excluindo do processo os que não alcançassem o nosso ideal de Soldado PM. Todavia, não é essa a realidade atual, apesar dos esforços do contingente valoroso do CFAP, as condições são péssimas e os resultados finais estão muito distantes do pretendido.

Anônimo disse...

A qualidade dos futuros Soldados de Polícia que o Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP) entrega para o CFAP, somado à enorme deficiência do processo de formação e aos anseios transloucados do governador de inaugurar uma UPP atrás da outra, resulta em um profissional que chega às ruas do Rio de Janeiro, para servir e proteger à população, com uma série de deficiências.

O que aconteceu ontem no Rio durante uma ocorrência, quando tiros foram disparados por PMs contra um veículo de transporte coletivo, revela apenas o final da ponta de um iceberg, oculto sob a cumplicidade de boa parte da mídia fluminense, que não revela a realidade vivida na Polícia Militar e no CFAP - 31 de Voluntários, especialmente.

Pagando R$ 35,00 por dia para um Soldado de Polícia arriscar a vida diariamente nas ruas, significa selecionar os melhores dentre os piores para servir e proteger o povo fluminense.

Considerando o atual estágio do ensino no Rio de Janeiro, não tenho dúvida, nunca teremos os Soldados de Polícia que queremos e merecemos, enquanto não exigirmos que uma das condições para o ingresso na Polícia Militar (que deve ter uma porta única de entrada) seja o candidato ter o terceiro grau completo, não importando a área.

A outra exigência primordial é que o governo estadual pague um salário inicial para o aluno do Curso de Formação de Policiais (curso inicial para a entrada na PMERJ com o estabelecimento da porta única), o valor do piso nacional que estamos lutando para ser criado no Congresso Nacional: R$ 3.500,00 mensais.

Fora desses parâmetros básicos, cidadão fluminense, corra que a polícia vem aí!

Anônimo disse...

Read more: http://www.papodepm.com/2011/08/entidade-de-oficiais-de-mg-entra-com.html#ixzz1VCggT7k1
Under Creative Commons License: Attribution


"A farda é leve para quem a veste por vocação, mas é fardo insuportável para aquele que não compreendeu a missão para a qual prestou juramento!"

SEM POLICIAIS NÃO HÁ JUSTIÇA!

Policial tem vida?

Qual a natureza jurídica do policial?

Ele tem direitos?

Nos últimos dias morreram dois policiais civis. Nos últimos 06 meses policiais militares que se interpuseram entre a sociedade e o tráfico de drogas na Zona Norte, foram assassinados. Os policiais que perseguiram o ladrão de bancos conhecido como Balengo foram, juntamente com seus familiares, ameaçados de morte. Recentemente, a Polícia desencadeou uma ação para capturar os matadores de um dos policiais. Investigadores, escrivães, agentes, carcereiros e delegados, de férias, de folga, abriram mão da convivência da sua família para prender o assassino do colega.

Nenhuma palavra dos direitos humanos, nota ridícula da Globo, que preferiu dar destaque à prisão dos chamados higlanders. Muitas pessoas ligaram na Bandeirantes reclamando que a Polícia estava sendo abusiva, que a operação prejudicava o trânsito, que a operação atrapalhava suas vidas. A Record criticou o fato veladamente, ora batendo, ora soprando, mas não deixou de apresentar uma crítica à Polícia.

Quando o casal Nardoni foi investigado em São Paulo, por quase 30 dias o Brasil acompanhou uma novela. Ruas foram fechadas, inserções no horário nobre alterando o padrão Global, interditou-se ruas, avenidas, IML, a delegacia trabalhou apenas nisso!! No caso da menina Eloá, foram 100 horas em que famílias não puderam retornar aos seus lares. Isso mesmo, foi necessária a interdição de vários apartamentos.

No caso do seqüestro do menino Ives, do empresário Beltrão, Abílio Diniz, dos repórteres da TV Globo, do homicídio de Tim Lopes, a Polícia trabalhou horas sem interrupção. Tenho amigos que não puderam nem ir para casa. Em todos esses casos não houve reclamação. Por isso pergunto: Policial é gente? Policial é humano?

Anônimo disse...

Tenho incontáveis amigos que quero como irmãos na Polícia. Tenho diversos amigos na Polícia. Tudo isso me machuca, me ofende.

Contra o Policial sempre cabia prisão preventiva, posição retirada, mas nunca corrigida, pois nunca apresentou o Policial como ser humano credor de Direitos Humanos. Em julgado recente, o STF, em pleno direito penal do autor, decidiu que o Policial deve sempre ficar preso, pois sua missão é defender a sociedade e, quando age de forma diferente, deve permanecer preso. E o direito à presunção de inocência que concedeu ao padre pedófilo, cujo HC terminou por julgar inconstitucional a vedação de progressão de regime? E o jornalista Pimenta das Neves? O médico Farah que picotou sua vítima, E OS JUÍZES QUE VENDERAM SENTENÇAS E FORAM APOSENTADOS COM VENCIMENTOS INTEGRAIS, ou já se esqueceram de Vicente Leal? Por tudo isso, pergunto: Policial é gente? Será que vem da sociedade?

Trabalhei muito tempo em hospital para saber que médico não cobra de médico, que engenheiro não cobra de engenheiro e advogado não cobra de advogados. Não se trata de corporativismo, mas de companheirismo. Há um velho ditado que diz: "Na hora da dificuldade o ser humano roga a Deus e clama pela Polícia. Passada a emergência, esquece-se de Deus e amaldiçoa a Polícia." É verdade. A nossa imprensa pequena ainda está presa a dogmas do jornalismo do século 19. A única norma constitucional que os jornalistas conhecem é a liberdade de expressão. Qualquer atividade, como a proibição da divulgação de grampos ilegais fere a liberdade de expressão, ainda que para exercê-la humilhem e massacrem pessoas que depois se descobre inocentes.

Em Questão de Honra, Tom Cruise, um advogado militar, pergunta a sua colega porque ela se importava tanto com os sentinelas processados, a que ela responde: porque quando deito, durmo sossegada, sabendo que eles estão vigilantes e, que naquela noite nada vai me acontecer.

Policiais não podem ser cidadãos de segunda classe, como foram os negros por 400 anos.

Que Deus proteja, para quem acredita nele, os nossos policiais militares e, para quem não acredita, boa sorte!!

"Quem poupa o Lobo, sacrifica a ovelha"

Anônimo disse...

POLÍCIA BOA E BARATA NÃO EXISTE!

SEM SEGURANÇA, NÃO TEMOS COMO NOS LOCOMOVER, NÃO TEMOS COMO IR AO TRABALHO, MÉDICO, ESCOLA, LAZER ETC.

Promessas (mentirosas) de Campanha: http://br.youtube.com/watch?v=Y32Yeqdey-k#

"Não se faz política de segurança pública apenas com tecnologia, com armas e com automóveis. Se faz política de segurança pública com servidor público estimulado, bem pago, bem treinado e desejoso, cada vez mais, de combater a criminalidade. Não se faz apenas com frota, com tecnologia e com armamento. Isso é importante! Nós temos que ter o servidor público comprometido com essa luta." (Sérgio Cabral Filho)

Início: 4 minutos e 12 segundos/ Término: 4 minutos e 49 segundos do vídeo.

Anônimo disse...

NA PMERJ, SOLDOS (DE SEGUNDO-SARGENTO PARA BAIXO) ESTÃO ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE (R$ 545,00)!

Anônimo disse...

Só teremos uma Polícia séria com salários dignos! E dinheiro para garantir as Propostas de Emenda à Constituição 300/2008 e 446/2009 (que criam um piso salarial para a categoria) tem de sobra, com certeza. É só criar o Fundo Nacional de Segurança, com recursos provenientes de 5% da arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e outros 5% do Imposto de Renda, podendo, também, serem utilizados os recursos do Fundo Social do Pré-Sal.

Com Policiais precisando fazer "bico" na folga para ter dinheiro para pagar suas contas básicas de sobrevivência, fica muito difícil a gente ter uma Polícia eficiente!

A PROFISSÃO PRECISA SER VALORIZADA

Quanto mais desvalorizada a Polícia, mais insegurança nós teremos! Quem zela pela segurança do cidadão precisa ser muito bem remunerado, para que sua renda seja suficiente para pagar o sustento da família e o mesmo possa trabalhar tranquilo com relação ao bem estar de seus dependentes. Com o pagamento de soldos inferiores ao salário mínimo vigente, o Governo do Estado empurra os Sargentos, Cabos e Soldados para o "bico" e muitos até abandonam a carreira policial.

Anônimo disse...

"UMA TROPA SEM COMANDANTE É UM CORPO SEM ALMA" (Quinto Cúrcio)

Anônimo disse...

FALTA DE EFETIVO NA POLÍCIA MILITAR E NO CORPO DE BOMBEIROS DO RJ

POR QUE SERÁ QUE HÁ UMA GRANDE EVASÃO DE PRAÇAS E OFICIAIS DA PMERJ E DO CBMERJ TODOS OS ANOS?

O governo fluminense paga um soldo inferior ao salário mínimo vigente aos Segundo-Sargentos, Terceiro-Sargentos, Cabos e Soldados da PMERJ e do CBMERJ.

O SOLDO DO MILITAR ESTADUAL É RIDÍCULO!

O PM E O BM DO RIO PEDEM SOCORRO!

Anônimo disse...

Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio de Janeiro pedem socorro! O governo fluminense paga um soldo inferior ao salário mínimo vigente aos Segundo-Sargentos, Terceiro-Sargentos, Cabos e Soldados da PMERJ e do CBMERJ.

* SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE: R$ 545,00;

* SOLDO DE 2º SGT PMERJ/CBMERJ: R$ 540,22;

* SOLDO DE 3º SGT PMERJ/CBMERJ: R$ 491,45.

O profissional que recebe um soldo inferior ao salário mínimo vigente tem condições de prestar um bom serviço?

Não, pois o referido profissional precisa fazer "bico" na folga para complementar a renda (insuficiente para pagar as despesas básicas de sobrevivência).

O Salário Mínimo Necessário, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos e de acordo com o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal do Brasil (capaz de atender às necessidades vitais básicas) é: R$ 2.297,51 (dois mil, duzentos e noventa e sete reais e cinquenta e um centavos). Esta é a quantia mínima que um servidor deve receber para viver dignamente!

Anônimo disse...

A hierarquia da PMERJ foi atirada no lixo, diante de um comandante calado, que parece estar perdido em um mundo irreal, envolto em seus devaneios, enquanto Soldados ganham mais do que Cabos, Cabos ganham mais do que Sargentos, etc.

Obviamente, não podemos individualizar a culpa na figura do comandante geral, ela é ampla geral e restrita, passando primeiramente pelo grupo de Coronéis que também não mexe um músculo para impedir essa autêntica "sacanagem" com a maior parte da tropa, com os inativos e com as pensionistas.

A grande pergunta que surge:
Para que serve um Comandante Geral e para que servem Coronéis que não se preocupam com a sua tropa? Sobretudo com a parte mais fragilizada, composta pelos inativos de idade avançada e pelas pensionistas?

Anônimo disse...

OS POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS MILITARES DO RIO DE JANEIRO PEDEM SOCORRO! O governo fluminense paga um soldo inferior ao salário mínimo vigente aos Segundo-Sargentos, Terceiro-Sargentos, Cabos e Soldados da PMERJ e do CBMERJ.

* SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE: R$ 545,00;

* SOLDO DE 2º SGT PMERJ/CBMERJ: R$ 540,22;

* SOLDO DE 3º SGT PMERJ/CBMERJ: R$ 491,45.

O profissional que recebe um soldo inferior ao salário mínimo vigente tem condições de prestar um bom serviço?

Não, pois o referido profissional precisa fazer "bico" na folga para complementar a renda (insuficiente para pagar as despesas básicas de sobrevivência).

O GOVERNO SÉRGIO CABRAL NÃO GOSTA DA POLÍCIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS, MOTIVO PELO QUAL PAGA O PIOR SALÁRIO DO BRASIL AOS INTEGRANTES DAS REFERIDAS CORPORAÇÕES.

"UMA TROPA SEM COMANDANTE É UM CORPO SEM ALMA" (Quinto Cúrcio)

O Salário Mínimo Necessário, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos e de acordo com o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal do Brasil (capaz de atender às necessidades vitais básicas) é: R$ 2.297,51 (dois mil, duzentos e noventa e sete reais e cinquenta e um centavos). Esta é a quantia mínima que um servidor deve receber para viver dignamente!

http://2.bp.blogspot.com/-iPedgc6hcsI/TlAoIvX96rI/AAAAAAAAALY/Bv2Fb5b8TJw/s1600/cumpra-se+a+lei.jpg

Anônimo disse...

A arrecadação federal somou R$ 90,247 bilhões em julho de 2011

Podemos atenuar essa sensação de impunidade que assola a população brasileira aprovando, por exemplo, a PEC 300 para os Policias Militares e Bombeiros Militares de todas as Unidades Federativas do Brasil.

Anônimo disse...

Não se faz segurança pública sem dinheiro, sem investimento.

A aprovação da PEC 300 resgataria a dignidade e o moral dos policiais que diuturnamente arriscam a vida em defesa da sociedade e da justiça. Valores perdidos diante das atuais políticas de descaso e fomento às desordens e insegurança.

A PAZ SOCIAL É NOSSO OBJETIVO. A POLÍCIA MILITAR (Polícia ostensiva e de contenção) é salvaguarda da cidadania e auxiliar da justiça.

A impunidade do financiador do tráfico começa a revelar os efeitos desta alteração estúpida que recaem sobre a paz social, sobre as vítimas da bandidagem e sobre policiais que arriscam a vida e enxergam seus esforços no combate ao crime irem por água abaixo pelas benevolências de parlamentares e pela tolerância da Justiça.

Anônimo disse...

Sérgio Cabral não recebeu o apelido de Pinóquio à toa!

http://produtocoletivo.noblogs.org/gallery/1104/SergioCabral.png

Anônimo disse...

No Rio, PM e BM são profissões descartáveis, carreiras sem valor remuneratório.

Quem recebe um soldo abaixo do salário mínimo vigente (R$ 545,00) não é um servidor público, um profissional, é um mero voluntário!

Ponderando-se o gasto familiar, o DIEESE estimou o salário mínimo necessário (capaz de atender às necessidades vitais básicas) em R$ 2.297,51 (dois mil, duzentos e noventa e sete reais e cinquenta e um centavos) em Junho de 2011, em conformidade com o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal de 1988.

Portanto, quem ganha abaixo do supracitado valor recebe um SALÁRIO INDIGNO, ou seja, insuficiente para pagar as despesas básicas de sobrevivência.

Anônimo disse...

Salário mínimo nacional vai a R$ 619,21 em 2012

Com o reajuste de 13,61% do salário mínimo, que irá para praticamente R$ 620 (seiscentos e vinte reais), o soldo dos Militares Estaduais (PMERJ/CBMERJ) ficará ainda mais defasado.

Vamos ver Subtenentes com soldo abaixo do salário mínimo em vigor.

Conforme o artigo 7º, inciso VII, da Constituição Federal e o artigo 92, inciso I, da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, O MENOR SOLDO NÃO PODE SER INFERIOR AO SALÁRIO MÍNIMO vigente (O SOLDO É O SALÁRIO DO MILITAR).

A PMERJ está sendo apenas um "trampolim" para concursos mais estáveis e bem remunerados. Isso explica a INSEGURANÇA PÚBLICA no Rio de Janeiro.

DINHEIRO PARA DAR AUMENTO SALARIAL, O GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TEM, E DE SOBRA!

O Rio de Janeiro é o segundo Estado do país em arrecadação e, espantosamente, paga o pior salário do Brasil aos Bombeiros e Policiais Militares.

"OPERAÇÃO SALÁRIO DIGNO" - EU APÓIO!

Anônimo disse...

A Corregedoria da PMERJ tem que investigar um possível envolvimento do Comando do 1º BPM com o Tráfico de Drogas, pois já tive a infelicidade de ouvir um morador da área de "maré uno" falando que o Comandante tinha ligação com o narcotráfico e que os criminosos praticavam seus delitos "na cara" dos Policiais Militares da referida OPM! É preciso combater os "bandidos com estrelas"...

Anônimo disse...

Uma mensagem ao governador:

Covardia é o senhor, com a SEGUNDA MAIOR ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS do Brasil, pagar à PMERJ e ao CBMERJ o MENOR SALÁRIO do país!

“O Policial Militar fardado, nas ruas, é o Estado materializado prestando serviço junto à sociedade; investir nele é investir na sociedade e no próprio Estado.” (Giraldi)

CHEGA DE DESCASO GOVERNAMENTAL COM OS BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES DO RIO DE JANEIRO!

Covardia é pagar um SOLDO INFERIOR AO SALÁRIO MÍNIMO

O Salário Mínimo Necessário, referente ao mês de Agosto de 2011, foi estimado pelo DIEESE, em conformidade com o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal, no valor de: R$ 2.278,77 (dois mil, duzentos e setenta e oito reais e setenta e sete centavos).

Anônimo disse...

PM formou 489 novos soldados

A Polícia Militar formou na manhã desta terça-feira, dia 6 de setembro de 2011, mais 489 alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Esta foi a primeira turma a ingressar este ano, em fevereiro. Até o fim deste ano, mais quatro turmas, na média entre 450 e 500 alunos cada, se formarão... Teremos quantidade, mas não teremos qualidade.

Anônimo disse...

PMERJ DESTOA DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL E TEM SOLDOS INFERIORES AO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE (do soldado ao segundo-sargento), o que contraria o artigo 92, inciso I, da Constituição do Estado do Rio de Janeiro e o ARTIGO 7º, INCISO VII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, pois O SOLDO É O SALÁRIO DO MILITAR.

A PMERJ tem os menores salários do Brasil, e o Governo do Estado do RJ tem a folha mais leve do país, sinal de que o governador Sérgio Cabral não está comprometido com a Segurança Pública do Rio de Janeiro. O que é feito com a segunda maior arrecadação de impostos da federação?

POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA SÓ É FEITA COM POLICIAIS BEM PAGOS.” foi o que disse o então candidato ao Governo do Rio, Sérgio Cabral.

O GOVERNANTE QUE DIZ QUE O ESTADO DO RIO NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR MELHOR SEUS POLICIAIS ESTÁ MENTINDO!” (palavras de Sérgio Cabral Filho em 2006)

Policiais-Militares e Bombeiros-Militares do Rio de Janeiro precisam de 200% de reajuste salarial.

Anônimo disse...

PMERJ DESTOA DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL E TEM SOLDOS INFERIORES AO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE (do soldado ao segundo-sargento), o que contraria o artigo 92, inciso I, da Constituição do Estado do Rio de Janeiro e o ARTIGO 7º, INCISO VII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, pois O SOLDO É O SALÁRIO DO MILITAR.

A PMERJ tem os menores salários do Brasil, e o Governo do Estado do RJ tem a folha mais leve do país, sinal de que o governador Sérgio Cabral não está comprometido com a Segurança Pública do Rio de Janeiro. O que é feito com a segunda maior arrecadação de impostos da federação?

POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA SÓ É FEITA COM POLICIAIS BEM PAGOS.” foi o que disse o então candidato ao Governo do Rio, Sérgio Cabral.

O GOVERNANTE QUE DIZ QUE O ESTADO DO RIO NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR MELHOR SEUS POLICIAIS ESTÁ MENTINDO!” (palavras de Sérgio Cabral Filho em 2006).

A subserviência política da PMERJ é o câncer que está destruindo a Corporação.

O MENSALÃO DA UPP: O ACORDO GOVERNO-TRÁFICO DE DROGAS COMEÇA A EXPLODIR. 14,5% do efetivo se vendeu!

A FARSA DAS UPPs, DENUNCIADA DESDE 2009, CONTINUA SE DESMANCHANDO NO AR. Em 2009, Helio Fernandes já denunciava o pacto entre o governador Cabral e os traficantes na farsa das UPPs, que só agora vem à tona.

RIO DE JANEIRO
DIA DO BASTA
DIGA NÃO AOS CORRUPTOS
DATA: 20 SET 2011.
HORÁRIO: 18:00 HORAS.
LOCAL: CINELÂNDIA.

Não temos condições de sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

Anônimo disse...

A PROMOÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO NA PMERJ - NA CONTRAMÃO DA LEGALIDADE

A Promoção de Praças por Tempo de Serviço deveria acabar na PMERJ, pois foi algo “jogado” na corporação de forma eleitoreira, com fins das cabalar votos... Este Decreto que proliferou uma onda de promoções na PM de forma não muito regulamentar, pois não é efetiva através de concursos ou cursos regulares de formação... O que gerou? Uma grande insatisfação por parte da tropa que estudou, prestou concursos internos para subir em sua carreira, mas as promoções através do critério do Tempo de Serviço acarretaram quebra da precedência hierárquica, abalando um dos pilares institucionais vigentes na PMERJ: A HIERARQUIA.

Para ser JUSTA, a Promoção de Praças por Tempo de Serviço deveria considerar o TEMPO NA GRADUAÇÃO, pois assim a mesma beneficiaria também os PMs promovidos por bravura ou por concursos internos para o CFC e o CFS. Quando a PMERJ passar a valorizar o intelecto, vamos mudar a imagem da corporação, que não está acompanhando a evolução dos tempos. Assim como foi feito no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro através do DECRETO Nº 39.109, DE 04 DE ABRIL DE 2006, será preciso também mudar o interstício dos Sargentos concursados (CFS) da PMERJ, o que valorizará a graduação de Sargento PM. Se não beneficiarmos os bons PMs, a tropa ficará nivelada por baixo.

Por uma Polícia Militar melhor, o Comandante-Geral da PMERJ deveria atentar para a necessidade da REDUÇÃO DO INTERSTÍCIO para as promoções de Terceiro-Sargentos PM concursados (concludentes do CFS) à graduação de Segundo-Sargento PM e às graduações subsequentes, em conformidade com o DECRETO Nº 39.109, DE 04 DE ABRIL DE 2006, situação amparada pelo princípio constitucional da isonomia.

O ESTUDO NÃO ESTÁ SENDO VALORIZADO NA POLÍCIA MILITAR.

Anônimo disse...

MOMENTO HISTÓRICO

EM 2003, PELA PRIMEIRA VEZ, O SOLDO DOS MILITARES ESTADUAIS (SERVIDORES DA PMERJ E DO CBMERJ) FOI ULTRAPASSADO PELO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE!

Anônimo disse...

QUEM SERÁ O NOVO COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR?

(a) Coronel PM Jardim
(b) Coronel PM Leonardo
(c) Coronel PM Menezes
(d) Coronel PM Pinheiro Neto
(e) Coronel PM Robson

Anônimo disse...

O PIOR SALÁRIO DO BRASIL É DA PMERJ

O melhor Comandante Geral que a Polícia Militar do Rio de Janeiro já teve, nesses 200 anos de Corporação, foi o Coronel UBIRATAN de Oliveira Angelo.

PM do Rio merece ser tratado como ser humano

O Policial Militar do Rio de Janeiro precisa de uma dose maior de estímulo (soldo digno) para não perder o foco. Oferecendo recursos (salário compatível com o mercado gira em torno de R$ 3.200,00), o Estado mostraria que valoriza o servidor. Uma boa remuneração possibilitaria a este profissional ter uma vida saudável e maiores condições de prestar um bom serviço.

A verdade é que não há como prestar um bom serviço à população recebendo um SOLDO inferior ao salário mínimo vigente.

Anônimo disse...

CUMPRA-SE A LEI

O soldo é o vencimento-base do militar estadual, não pode ser inferior a R$545,00 (quinhentos e quarenta e cinco reais).

Anônimo disse...

"Quem opta pelo militarismo deve estar convicto, consciente de que o ingresso nas fileiras militares significa aceitar a responsabilidade de, em qualquer época, submeter-se a imensuráveis riscos de vida, sacrifícios ao conforto e segurança. Que, para ser um militar pleno terá de realizar o sacrifício supremo de sua ínfima e efêmera vida terrestre, expandir seu espírito à plenitude e de poder alcançar aos céus, a qualquer segundo, de modo privilegiado , honroso e sublime, coberto de glórias. Definitivamente, não é profissão para covardes."

Ivo Salvany

Anônimo disse...

DISPARIDADE SALARIAL ENTRE AS POLÍCIAS

A PRESIDENTE DILMA ACABA DE ASSINAR E SANCIONAR MAIS UM AUMENTO PARA OS PMs DO DISTRITO FEDERAL ONE OS SOLDADOS COM UM ANO DE CORPORAÇÃO RECEBERÃO R$ 5.952,20, OS COM DOIS ANOS DE CORPORAÇÃO R$ 7.000,00 E OS COM TRÊS ANOS DE CORPORAÇÃO R$ 8.238,20. DE CONTRA PARTIDO A SENHORA DILMA É CONTRA A PEC 300/08, ONDE O PISO SALARIAL É DE APENAS R$ 3.500,00 PARA SOLDADOS PMs E BMs. E VOU MAIS ALÉM, NO RJ O GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL É CONTRA O PISO SALARIAL DE APENAS R$ 2.000,00 PARA A CATEGORIA. É O FIM DA PICADA! SABEM PORQUE O GOVERNADOR É CONTRA O PISO DE R$ 2.000,00 PARA OS SOLDADOS PMs E BMs? PORQUE ELES FAZEM SEGURANÇA PARA EMPRESÁRIOS...

Anônimo disse...

ENQUANTO A GENTE CHORA, OUTROS VÃO À LUTA

http://www.asstbm.com.br/2011/2011/10/aumento-de-115-para-a-policia-do-mato-grosso/

Anônimo disse...

"NUM ESTADO DEMOCRÁTICO EXISTEM
DUAS CLASSES DE POLÍTICOS:
OS SUSPEITOS DE CORRUPÇÃO
E OS CORRUPTOS"
(David Zac)

Anônimo disse...

Policiais Militares, Bombeiros e Policiais Civis brigam pela aprovação da PEC 300 na Câmara, proposta que cria um piso salarial nacional para as categorias. Para a maioria dos internautas do R7, que participaram de uma enquete entre o domingo (9) e a segunda-feira (10), o piso nacional para a PM deveria ser de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais) mensais.

Que vergonha é este Estado do Rio de Janeiro.

Uma verdadeira política de Segurança Pública se faz com profissionais bem pagos, valorizados e estimulados. Enquanto não houver investimento real no capital humano, a sociedade estará sendo eternamente enganada. E nós estaremos aqui tentando trabalhar, utilizando deste sistema falido e ultrapassado para fazer a sua segurança.

VALORIZAÇÃO SALARIAL JÁ!

Quem “protege o cidadão” não pode receber um soldo inferior ao salário mínimo vigente.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina