PESSOAS QUE ACESSARAM O BLOG:


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Polícia Civil contra Militar, contra Guarda Municipal…


Os mandamentos capitalistas são claros, e determinam a competição, custe o que custar, onde a felicidade e a satisfação estão presentes na vitória sobre o outro, na disputa pela hegemonia no mercado. É difícil fugir culturalmente deste paradigma, e na segurança pública brasileira não é raro se ver tal disputa mercadológica, onde poderes, autoridades e competências são os lucros cobiçados pelas vaidades.

Policiais civis contra policiais militares, PM’s contra guardas municipais, GM’s contra PM’s, e em vários casos, PM's Oficiais contra PM's Praças e etc. A lógica da competição capitalista acaba sendo transferida para as atividades policiais, e boicotes, indisposições e intrigas acabam ocorrendo.

Os policiais militares reclamam da atuação ostensiva dos policiais civis, estes reclamam da tentativa das PM’s em lavrar termos circunstanciados. Os guardas municipais se esforçam para mostrar despreparo nos PM’s, estes menosprezam o trabalho das Guardas.

Há quem veja como solução para essas refregas a união desses conflitos em um só lugar, numa só corporação. Imagino cada grupo querendo impor sua dinâmica no âmbito do conglomerado corporativo, independentemente do que legalmente estiver decidido. Parece-me que tal medida corresponde a uma reação química explosiva e incontrolável.

O soldado de polícia que se ressente pela notoriedade ou expansão dos serviços de um policial civil ou guarda municipal, ou o guarda municipal que se vê diminuído ou exaltado pelo trabalho de outra corporação não está menos errado que os políticos que cotidianamente são pegos em posturas de privatização da coisa pública.

No final, o cidadão, a sociedade paga o preço das vaidades e competições infundadas. Em vez de esperar que a lógica capitalista deixe de nos impor sua cultura perversa de disputa, precisamos tornar as corporações policiais menos dependentes umas das outras, mas imbuindo o conceito de integração quando for imprescindível. É fundamental entender que a diferença nas designações corporativas (PC, PM ou GM) é insignificante próxima ao papel social de cada uma dessas instituições.

Já temos muitos oponentes externos para nos digladiarmos internamente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida, o Policial Militar exerce a função mais importante! As Guardas Municipais são organizações que, a princípio, não têm outra missão senão zelar pelo patrimônio pertencente ao município (organizações que sequer são Polícias, são empresas de vigilância).

O perfil ideal do Policial Militar

O Policial Militar tem o poder-dever concedido pelo Estado para restringir direitos individuais que atentem contra os direitos coletivos. Portanto, o conhecimento da lei é importante para que sua atuação não seja pautada pela ilegalidade. O PM ideal é aquele que sabe aplicar a lei, dispõe de inteligência emocional para agir em situações adversas, possui perícia no manuseio dos armamentos, está sempre pronto para agir.

Embora a profissão seja imprescindível para manter a paz e a ordem, o que se percebe é que a sociedade brasileira pouco investe na Polícia Militar, atribuindo-lhe um fardo além das suas possibilidades, sendo implacável quanto aos erros. A profissão é desvalorizada, quando deveria ser admirada por ter o dever de proteger a todos.

O policial militar brasileiro ideal nasce à medida que o processo de seleção seja mais rigoroso, o curso de formação mais qualificado e o aperfeiçoamento constante, à medida que se investe em melhores salários para atrair bons profissionais e se investe na saúde mental da corporação, dessa forma teremos servidores públicos satisfeitos e preparados para oferecer a segurança que a sociedade tanto almeja.

Anônimo disse...

Guarda Municipal não serve para nada!

Anônimo disse...

O Estado do Rio de Janeiro arrecada, sozinho, a IMPRESSIONANTE cifra de R$ 101.964.282.068,00 (mais de CEM BILHÕES DE REAIS).

Sérgio Cabral conta com a segunda maior arrecadação do Brasil e, mesmo assim, paga o menor soldo do país aos Bombeiros e Policiais Militares! Os "heróis" se arriscam, enfrentam o perigo de morte, mas não são recompensados...

Anônimo disse...

Guarda Municipal qualquer um pode ser, Policial Militar NÃO!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina