PESSOAS QUE ACESSARAM O BLOG:


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A Bolsa Olímpica do PRONASCI


E o Governo Federal, através do Ministro da Justiça, Tarso Genro, vem falando da Bolsa Olímpica. No horizonte das propostas de aumento salarial das polícias, este é o terceiro sol que nasce para os policiais brasileiros – o primeiro, a PEC 300, o segundo, a PEC 41. A ideia do Ministro Tarso é que a partir de 2010 os policiais militares do Rio de Janeiro passem a ter o piso salarial de R$ 3200,00, valor que seria espandido às polícias dos outros estados paulatinamente, até que chegássemos em 2016, ano das olimpíadas no Brasil, com o piso nacional.

A Bolsa Olímpica, ou Bolsa Olimpíada, funcionará do mesmo modo que a Bolsa Formação, onde o policial só recebe o benefício se realizar os cursos disponibilizados pelo Ministério da Justiça. Eis que surge uma nuvenzinha no “terceiro sol”, já que a Bolsa Formação, por falta de aprovação do Congresso Nacional, acaba de ser bloqueada, deixando dezenas de milhares de policiais a ver navios logo no final do ano. Como as “bolsas” não são parte efetiva do salário, o pagamento fica a mercê dos ventos políticos. O MJ quer que a Bolsa Olímpica passe a integrar o salário de todas as polícias em 2016:

Para o Rio, o custo para financiar um novo piso para as polícias custaria cerca de R$ 900 milhões. De acordo com o ministro, até 2016, a responsabilidade de fazer o pagamento seria divido entre os governos federal e estadual. “Depois das Olimpíadas, o estado assumiria sozinho. O pagamento dessa bolsa obrigaria o governador a remeter uma lei para a Assembleia Legislativa se comprometendo a incorporar esses valores ao salário após 2016″.


É curioso como as propostas de piso salarial surgem justamente quando conseguimos alcançar alguma relevância na mobilização em torno da PEC 300, grande responsável pelo atual nível de debates. A PEC 41, que não garante melhorias em seu bojo (pois não define o piso), veio ser discutida após a PEC 300. A Bolsa Olímpica parece daquelas ideias que surgem para incluir mais um ator político no mérito de uma medida. 2016 está muito longe, a lei que define os proventos dos policiais deve ser a Constituição, o Governo Federal deve criar um fundo para contribuir, e a contrapartida deve ser o interesse dos profissionais por formação continuada. Para mim não importa quem vai dizer que foi o autor político da medida, pois se ela ocorrer, será por mérito da união dos policiais. Cada indivíduo construiu o horizonte, com três sóis em um (por enquanto).

12 comentários:

Unknown disse...

todos estão falando em bolsa olimpica,mas se esquecendo dos inativos e dos reformados,que estão fora desta bolsa porque?será que ate os própios companheiros estão nos esquecendo?.comentem sobre isso.

Anônimo disse...

Porém os inativos não irão trabalhar nas olimpíadas, eles tem que contar com o salário deles e pronto, devendo receber pelo trabalho que prestou e não receber pelo trabalho que os ativos prestarão.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 12:36. Os inativos tiveram várias oportunidades e nada fizeram, agora vão ver a Olimpiada de casa, na tv, sentados no sofá e querem receber o mesmo que quem estará proporcionando a segurança do evento? Negativo! BOLSA OLÍMPICA só para os ATIVOS, só para aqueles que trabalharem nas Olimpíadas, chega de sangue-sugas!!!

Jonas Licurgo disse...

Vocês que são contra que os inativos ganhe O BOLSA OLIMPICA, são uns merdas e egoistas, enquanto vocês estavam vendo suas olimpiadas passadas pela TV, nós estávamos tomando tiro nas favelas. Agora, vem uns merda e fala que não temos direito? Senta em uma cadeira de rodas assim como eu, e ouve uma baboseira dessa que vc mesmo tá falando que eu quero ver. Um bando de egoístas. Sou cadeirante seu merda, ferido em combate enquanto vc chupava ainda sua chupeta e tomava a sua mamadeira.

GUERREIRO CARIOCA disse...

MUITO BOM JONAS , ESTE MERDA DEVE SER UM POLICIAL DE PAPEL QUE NUNCA TRABALHOU NA RUA, NUNCA TROCOU TIRO COM VAGABUNDO , SOU A FAVOR DE TDS OS POLICIAIS ATIVOS E INATIVOS SEREM BENEFICIADOS AFINAL POLICIAL NUNCA DEIXA DE SER POLICIAL , PERGUNTA PARA ESTE MERDA QND ELE REFORMAR SE ELE VAI RASGAR A IDENTIDADE DE POLICIA DELE . A TDS OS POLICIAIS UM ABRAÇO E QUE DEUS NOS ABENÇOE E NOS GUARDE .

Reinaldo disse...

Sei do que o Jonas está falando, igual a ele tem vários e vários ainda vitimar-se-ão como ele, que é da minha turma e do meu pelotão. Acho que todos devem ter esse direito, os da ativa e os feridos em combate e tenho certeza que há lugar para todos, pois o nosso país está passando pela melhor fase desde a sua independência. Precisamos ser colegas, camaradas, amigos para pleitearmos juntos essa dádiva. 2010 é o ano da nossa vitória, enfim viveremos dignamente. Com prezo, CB Reinaldo

PM DE MINAS disse...

PM DE MINAS: CONCORDO COM OS COMPANHEIROS INATIVOS, OS COLEGAS ATIVOS ESTÃO EMPOLGADOS PELO PROVAVEL REAJUSTE, SO QUE DEVEMOS UNIRMOS A PEC 300, E FATO ELA VAI ACONTECER COM ISSO OS AMIGOS INATIVOS SERÃO PLEITEADOS JUNTO COM TODOS PELO NOVO SALARIO. QUE DEUS ABENÇÕE TODOS NOS.

Adriana disse...

Sou Policial militar da ativa, e acho que todos merecem receber os beneficioS: os inativos já deram seu sangue e merem, os ativos estão dando seu sangue e merem também, além do mais, queridos companheiros da ativa, NAO ESQUECAM QUE UM DIA SEREMOS INATIVOS.

Anônimo disse...

Conselho: aos da ativa que nao concordam que os inativos recebam tambem a gratificação fica o registro de que os da ativa de hoje serão os inativos de amanhã se não levarem um teco e ir pro cacete antes de ir para a reserva. Eu torço pelos ativos para que ganhem ja no mes que vem a Bolsa pelo fato de que aos 48 anos e segundo sargento graças a deus gozo de boa saude e continuo trabalhando em uma multinacional de petroleo escala de 24 por 48 na mordomia e ja está acertado que se vcs ganharem a bolsa nossa diaria dobrara de 200 reais para 400 reais pois os da ativa nao vao querer mais trabalhar porque a cobrança nos batalhoes vai ser triplificada e os ativos nao vao aguentar a pressão dos coroneis emcima da tropa entao os ativos ganhando 3500 o inativo aqui vai passar a ganhar 7000 reais limpinho nas costas dos ativos. PEC 300 ou 446 é o caminho. e aos inativos que pela graça divina ainda podem trabalhar MELHOR AINDA.

joaos2giovanna disse...

Eu. lembren-se que todos somos polcias e que ativos ou inativos devemos nos unir para que sejamos fortes.

Anônimo disse...

OS ATIVOS DE HOJE SERÃO OS INATIVOS DE AMANHÃ.
TEM MUITOS ATIVOS PELO QUE EU LI, MUITO IGNORANTE E SEM FORMAÇÃO ALGUMA, PORQUE O HOMEM SÁBIO DIGNIFICA OS HOMENS MAIS VELHOS, POIS SERÃO ELES AMANHÃ, QUE ESTARÃO O EM NOSOS LUGARES, A NÃO SER QUE MORRAM... SE HOJE NÓS INATIVOS ESTAMOS VIVOS, PORQUE NÃO FOMOS IDIOTAS NO PASSADO.

Anônimo disse...

NO INFERNO TODOS, MENOS UM, CALDEIRÕES TEM UM CAPETA TOMANDO CONTA, MAS O DA PM NÃO PRECISA,POIS, UM SEGURA O OUTRO PRA NÃO ESCAPAR.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina