PESSOAS QUE ACESSARAM O BLOG:


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cabral contrata ex-prefeito de Nova Iorque para ajudar na segurança do Rio

Consultoria do ex-prefeito de Nova York que reduziu drasticamente a criminalidade trabalhará para o Governo do Estado, visando principalmente à Copa do Mundo e às Olimpíadas de 2016
Rio - O Rio de Janeiro ganhará um reforço de peso na luta contra a criminalidade. O governador Sérgio Cabral anunciou, nesta quinta-feira, que vai contratar a consultoria do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, para auxiliar o estado em ações de segurança pública, principalmente com vistas aos Jogos Mundiais Militares, à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos de 2016.

Ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, visita escola e sede da Guarda Municipal do Rio.


"O prefeito Giuliani já esteve conosco uma vez, quando conheceu a experiência da Polícia Pacificadora no Dona Marta. Ele tem uma equipe de profissionais que tem dado consultoria no mundo inteiro para eventos, administrações públicas ou companhias privadas, e vou contratá-lo para reforçar o nosso trabalho de segurança pública. Com a sua experiência notável e de grande sucesso, vai nos auxiliar no dia-a-dia da nossa segurança e, principalmente, visando aos Jogos Mundiais Militares (2011), à Copa do Mundo (2014) e às Olimpíadas (2016)", disse Cabral, depois de um almoço com Giuliani no Palácio Laranjeiras.
O governador explicou que uma equipe de consultores do ex-prefeito vai manter contato com equipes do governo para conhecer mais de perto a realidade do Rio de Janeiro e o trabalho que vem sendo desenvolvido. Cabral afirmou que, dentro de um mês, Giuliani deverá apresentar uma proposta concreta de consultoria a ser contratada.
"Vai ser, sem dúvida, uma importante colaboração, uma importante conquista para a nossa política de ter a segurança pública como prioridade absoluta. Hoje já temos o INDG, que nos dá consultoria em gestão, administração e também em segurança. O trabalho do Giuliani vai complementar isso. Nós temos o trabalho dele como referência, já que muito do conceito das nossas RISPs (Regiões Integradas de Segurança Pública) foi baseado no modelo que ele criou para Nova York e que se mantém até hoje. Ele é um grande especialista no assunto. Pegou Nova York, em 1992, com índices altíssimos de criminalidade, e entregou a cidade, em 2000, com índices extraordinários para a população, o que o consagrou como o grande prefeito da história de Nova York", lembrou o governador.
Giuliani, responsável por reduzir, entre os anos de 1994 e 2002, os índices de criminalidade na cidade norte-americana, também foi recebido pelo prefeito Eduardo Paes. O encontro aconteceu na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão, onde o ex-prefeito conversou com os agentes e conheceu (e elogiou) o trabalho realizado por eles no Rio. Acompanhado pelo secretário especial da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, e pelo comandante da GM-Rio, cel. Ricardo Pacheco, o prefeito Eduardo Paes deu as boas-vindas a Giuliani e declarou, em seu discurso, que o ex-prefeito é uma "fonte de inspiração" para todos.
"Recebemos aqui uma pessoa que não é importante somente pelo cargo que ocupou, mas pelo que fez pela cidade de Nova Iorque. Lá também tinha desordem urbana e o domínio do poder paralelo em diversas regiões, uma situação muito parecida com a nossa. E o prefeito Giuliani implantou uma política de organização que transformou a cidade -, disse o Paes.

O ex-prefeito novaiorquino agradeceu pelas palavras e retribuiu, elogiando as belezas do Rio e as ações da Guarda Municipal.

"Os senhores têm uma das tarefas mais nobres, que é garantir a vida e a segurança das pessoas. É minha segunda vez no Rio, e posso dizer que os senhores estão fazendo um trabalho maravilhoso, que é resgatar uma cidade que estava nas mãos de criminosos. Sei que, assim como eu tive, vocês também terão um longo caminho pela frente. Em Nova Iorque, foram necessários 6, 7 anos de esforço para que a situação fosse revertida. Por isso, sei que, independente de tempo, vocês também farão isso no Rio. E poderão mostrar ao mundo o que fizeram pelo Rio", disse Giuliani, afirmando também que, em 2016 (ano em que a cidade sediará os Jogos Olímpicos de 2016), o Rio será conhecido em todo o mundo como o "verdadeiro exemplo de renascimento urbano".
Após a visita à Guarda Municipal, Rudolph Giuliani e o prefeito Eduardo Paes seguiram para a Escola Municipal Afonso Várzea, em Inhaúma, onde foram recepcionados pela secretaria municipal de Educação, Claudia Costin. Ela apresentou o ex-prefeito ao projeto "Escolas do Amanhã", implantado este ano pela Prefeitura do Rio em 150 unidades escolares do município localizadas em áreas de risco. Ao lado do prefeito do Rio, ele visitou as instalações da escola e assistiu a números de ginástica artística. Em entrevista à imprensa, Eduardo Paes falou sobre a importância visita de Giuliani ao Rio.
"Mais uma vez, digo que Giuliani é um ex-prefeito que inspira. Nova Iorque tinha muitos problemas parecidos com o Rio: áreas da cidade em que a violência era excessiva, e que o poder público não mandava. E com muito trabalho, muito esforço, ele conseguiu resolver o problema. Por isso, o levamos à Guarda Municipal, para que servisse de inspiração para os guardas que fazem o trabalho do dia-a-dia. Também decidimos mostrar a ele o projeto "Escolas do Amanhã", um trabalho sério, realizado em escolas situadas nas áreas violentas mais pobres da cidade", disse o prefeito do Rio.
Empolgado com o projeto e com o trabalho realizado pelos professores da unidade de ensino, Giuliani afirmou que "o Rio de Janeiro tem que fazer como Nova Iorque e investir nas pequenas ações. Projetos como esse que vi aqui têm o poder de transformar uma pessoa e diminuir a violência".
O objetivo do programa é combater a criminalidade oferecendo educação de qualidade, em tempo integral, para crianças e jovens que vivem em risco social.

Giuliani criou a política de "tolerância zero"

Giuliani assistiu apresentação do projeto 'Escolas do Amanhã', realizado em escolas situadas nas áreas violentas da cidade. | Foto de Fernando Souza / Agência O Dia
Ele governou Nova Iorque de 1994 a 2002 e ficou conhecido em todo mundo por sua política de "tolerância zero" que reduziu em 57% os índices de criminalidade e 65% os de assassinato na cidade, considerada uma das cidades mais segura e com maior qualidade de vida dos Estados Unidos.
Giuliani mudou o sistema de educação pública de Nova Iorque, criando o Fundo de Aperfeiçoamento das Escolas para ajudar escolas na compra de equipamento e instalações, introduzindo novos programas de instrução de leitura, universalizando o acesso dos estudantes a computadores, restaurando a educação artística no currículo escolar, instalando bibliotecas nas salas de aula e introduzindo aulas nos fins de semana. Outras medidas de sucesso de Giuliani foram limpar o metrô e os espaços públicos de Nova Iorque.

8 comentários:

Anônimo disse...

Quero ver ele pagar aos mangos do rio o que é pago em nova york....

Anônimo disse...

A organização da Polícia no Brasil está atrasada.

Em Portugal, por exemplo, já foram feitas modificações para adequar aos tempos modernos.

Nas Polícias norte-americanas, a carreira do policial é dividida em cargos, e não por patentes. Apesar do nome, nada tem a ver com o modelo militar de organização, com diversas patentes. Os cargos existentes são:

■ Officer – em português, Oficial, ou popularmente para nós, Guarda (o equivalente ao círculo hierárquico de Cabos e Soldados).
■ Detective – é o Detetive, cargo que pode ser alcançado opcionalmente após 2 anos de profissão, por concurso interno.
■ Sergeant – o Sargento é o cargo ocupado pelo policial após 4 anos de profissão, por concurso interno.
■ Lieutenant – Tenente, após 6 anos, por concurso interno.
■ Captain – Capitão, após 8 anos de exercício na função policial, por concurso interno.

Há apenas uma porta de entrada. O candidato entra na Polícia e recebe o cargo de Oficial, e trabalha no policiamento ostensivo, uniformizado.

PRECISAMOS MUDAR!

Anônimo disse...

Deu na internet



A que ponto chegamos? Achei que já tinha visto de tudo. Na Assembléia Legislativa, o deputado Paulo Mello foi acusado de “afanar” ingressos para o jogo do Flamengo com o Grêmio.

Leiam os detalhes, inclusive a transcrição do bate-boca entre os deputados Marcos Abrahão e Paulo Mello, no blog do Ricardo Gama.
http://ricardo-gama.blogspot.com/2009/12/o-sr.html

Anônimo disse...

Primeiro precisamos mudar a nossa legislação penal. As leis lá são muito diferentes! Aqui é o país da impunidade.

Anônimo disse...

Eu quero saber é dos 350 que pagariam em dezembro e nos deram uma calça arriada de novo!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu quero saber é dos 350 que pagariam em dezembro e nos deram uma calça arriada de novo!!!!!!!!

Anônimo disse...

Rio - Os Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro, ganharão um reforço para a segurança. Nesta quinta-feira, o ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciou a liberação de R$ 900 milhões Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) especial para as Olimpíadas.

De acordo com o ministro, que fez o anúncio durante a abertura do I Seminário de Prevenção da Violência: Avanços e Desafios do Pronasci, no Rio Othon Palace, em Copacabana, o 'Pronasci Olímpico' tem como meta principal garantir a segurança durante os Jogos do Rio de Janeiro.

Tarso afirmou, ainda, que o programa pretende aprofundar ações de projetos já em andamento no estado, como o bolsa formação para policiais militares. O dinheiro também deverá ser usado para a instalação de mais Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em comunidades carentes do Rio. O ministro disse que o estado precisa levar as UPPs para, pelo menos, mais 50 favelas.

Anônimo disse...

NÃO QUEREMOS GRATIFICAÇÕES!
NÃO QUEREMOS BOLSAS!
NÃO QUEREMOS NADA!
SÓ QUEREMOS O SOLDO ACIMA DO MÍNIMO!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina